Entrevista: Sastras

Recentemente o Blog Anti-Heroi conversou com Nathy Pfütze vocalista da banda Gaucha Sastras, confiram o bate papo abaixo:





Anti-Heroi: Ola Galera, em primeiro lugar gostaria de agradecer o tempo de vocês para que pudessemos realizar essa entrevista, sejam bem vindos ao Blog Anti-Heroi.
Nathy: Nós quem agradecemos pelo convite e oportunidade de divulgar nosso trabalho no Blog anti-Heroi.

Anti-Heroi: A Sastras foi formada no 2005 na cidade de Butia interior do Rio grande do sul,conte um pouco sobre o inicio da banda e como é a cena Heavy Metal no Rio Grande do Sul.
Nathy: A banda iniciou em 2005 sem um estilo definido e com outra formação. Dois dos fundadores, Rudy e Nathy continuam levando o trabalho adiante ao lado de mais três grandes feras que formam esse time atual. Desde o início havia a ideia de fazer algo diferente, porém ainda não definido em nossas mentes. As canções eram menos pesadas, em forma de balada e foram se transformando ao longo dos anos. A cena é relativamente forte, porque existe um público fiel ao heavy metal, porém sentíamos falta de incentivo para poder investir no trabalho, crescer e divulgar. Somos uma banda independente. Costumamos dizer que não gastamos com a banda, mas investimos nela.

Anti-Heroi: Quais as principais influências da banda?
Nathy: Cada membro tem suas influências individuais. Podemos dizer que nossas inspirações variam entre muitos estilos musicais e citaríamos além do Metal, o Grunge, o Jazz, o Funk Americano até o tradicionalismo gaúcho.  

Anti-Heroi: Um coisa interessante sobre o nome da banda é que foi retirada da cultura Hindú, vocês recebem influência dessa cultura para composição das músicas?
Nathy: Na realidade este nome foi escolhido ao acaso. O Rudy lia um livro hindu e viu a palavra SASTRAS. Por beleza estética acabou escolhendo para o nome da banda. Posteriormente encontramos o significado que deu origem ao single "Escrituras Reveladas", mas não abordamos o tema dessa cultura nas composições.

Anti-Heroi: Falando em composição, como funciona o processo de composição da Sastras?
Nathy: As composições iniciaram todas com o Rudy Moraes. Ele compôs no violão e no teclado a base de todas as músicas. Ao longo desses quase 8 anos elas foram sofrendo a influência de cada integrante que passou pela banda até se tornarem o que hoje são pelas mãos dessa formação. Para o EP, por exemplo, a banda toda trabalhou na pré-produção transformando letra e música para que encaixassem dentro da proposta que criamos para o mesmo.

Anti-Heroi: Vocês estão no processo de gravação do primeiro EP, fale um pouco sobre ele, o que o publico pode esperar desse lançamento?
Nathy: Bem, este EP está sendo produzido no AudioFarm com o produtor Mateus Borges. Este trabalho está sendo algo inovador no cenário do metal gaúcho por apresentar todos os clichês de uma banda de metal somado a elementos da tradição gaúcha. As letras contam a história da saga de um gaúcho em meados do século XIX que guiado pelo espírito de um Índio, da Tribo dos Minuanos, seu antepassado, vai ao encontro de um destino de solidão e batalhas. Serão quatro músicas, onde cada uma expressa um capítulo dessa estória criada pela banda.

Anti-Heroi: Pretendem lançar um Videoclipe para alguma música desse EP como fizeram para o Single "Escrituras Reveladas"?
Nathy: Com certeza já temos muitos planos, tanto de Videoclipes em capítulos, como de um projeto maior que seria a produção de um curta metragem com a história toda.

Anti-Heroi: Vocês apostam em musicas com o vocal em português, como tem sido a aceitação do publico referente a isso? Vocês acham que existe um preconceito por parte do publico e midia por não cantarem em inglês, o que é convencional no estilo, ou acha que essa barreira está sendo quebrada?
Nathy: Notamos alguma estranheza por parte do público no início, a primeira vista. Parece que acostumam. Mas com certeza agradar a todos é uma missão impossível independente da sua proposta. Acreditamos que essa barreira está sendo quebrada. Temos fortes laços com nossas origens e nos orgulhamos das raízes. Assumimos que somos do interior gaúcho, que somos brasileiros e que nos comunicamos através do nosso trabalho cantando em português sim, a língua que falamos.

Anti-Heroi: Dia 30 de setembro vocês farão a abertura para o Epica em Porto Alegre, vocês consideram esse o maior show da banda até o momento? E o que esperam dessa apresentação?
Nathy: Em se tratando de abrir um show do porte da Banda Épica, é no mínimo o nosso show mais importante até agora. Sabemos que haverá um grande público e esperamos poder animar essa festa com um show de muita energia como é de costume a Sastras apresentar.

Anti-Heroi: E para o futuro? O que planejam para a Sastras? Compartilhe conosco.
Nathy: A Banda Sastras tem muitos projetos, tais como o lançamento do EP no RS e SP; já temos alguns convites de shows em aberto; como já foi citado antes vamos trabalhar na produção de um videoclipe e em muitos outros projetos que vem por aí. O site oficial da banda já está sendo realizado pelo renomado João Duarte e até setembro deve estar entrando no ar.

Anti-Heroi: Bom galera pra encerrar gostaria de agradecer mais um vez pela entrevista e agora o espaço é de vocês pra mandar o recado pra galera que acompanha o Blog.
Nathy: Nós agradecemos mais uma vez esse espaço, essa oportunidade, convidando a galera pra curtir o Show da Sastras na abertura da Banda Épica no Bar Opinião dia 30/09 em POA. Convidamos também a galera para acompanhar nosso trabalho pela net que promete muitas surpresas. O material que a banda dispõe até hoje na net não tem qualidade e por não ser atual dá uma visão falsa do potencial da banda ao vivo, porém em breve teremos um material com qualidade para uma divulgação com maior realidade do que a banda é hoje.
Não podemos deixar de agradecer também todas as pessoas que por trás das cortinas auxiliam da realização deste trabalho, familiares, amigos, músicos e profissionais que nos acompanham nessa jornada. Sastras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário