Ravenland


A Banda RAVENLAND foi Idealizada e formada no inverno de 1997 por Dewindson Wolfheart influeciado pelo poema de Edgar Alan Poe "O Corvo", pelo filme "The Crow" e por bandas de Dark rock & Doom Metal Gótico europeu dos anos 80/90.
Baseado na temática de que o corvo seria o único ser capaz de transitar entre os dois mundos, o dos mortos e o dos vivos, foi escolhido assim o nome da banda, que em suas músicas além de abordar temas de vida e morte, a sonoridade contida mesclaria o peso e a energia do metal com toda essa atmosfera gótica.
Inicialmente a banda era formada por; Dewindson Wolfheart (Vocais), André Cardoso (Guitarras), Clécio Christian (Baixo) e Alexandre Brito (Bateria).
Lançaram sua primeira demo-tape gravada de forma independente e com poucos recursos intitulada "October of 1998 " (1998). A demo obteve uma grande repercussão no underground e foi bem elogiada pelo público e mídia especializada por ser a única banda no Brasil a fazer aquele tipo de som metal gótico na linha de bandas como, TYPE O NEGATIVE, EVEREVE, MOONSPELL, CREMATORY, MY DYING BRIDE, e PARADISE LOST.
A RAVENLAND conquistou um forte nome na cena local, regional e logo estavam fazendo shows em várias cidades e participando de vários festivais no Nordeste Brasileiro ganhando muita experiência e expandindo o nome da banda.
No fim do ano de 1999, o guitarrista André Cardoso teve que deixar a banda para viver com sua família no interior paulista, sendo substituído por Geffson Freire, passou a integrar também a banda Dora Bessa como tecladista e backvocals femininos.
Devido a todo o profissionalismo e garra, a banda conseguiu um contrato com o selo Moonshadow Productions para gravação e lançamento do seu Debut álbum "After the sun hides"(2001) contendo 10 músicas e que seria distribuído em mais de 25 países nos quais o selo tinha distribuição.
No fim daquele mesmo ano, após as gravações da bateria, Alexandre Brito deixa a banda RAVENLAND para compor a banda ANDRALLS.


Infelizmente em 2002, mesmo após o disco estar todo gravado, com a arte do encarte e capa finalizados só faltando mixar e masterizar, o selo Moonshadow veio a fechar por motivos religiosos sem lançar o debut álbum da banda. Apesar de outras propostas recebidas de outros selos para lançar o disco, Dewindson preferiu guardar o álbum e depois disponibilizar para download na internet.
Em 2002 a RAVENLAND foi convidada a participar da coletânea em CD tributo a banda grega de Dark Metal ROTTING CHRIST, o CD intitulado "An evil existence for..."(2003) que reunia grandes nomes da cena metal nacional. A RAVENLAND obteve grande destaque com uma versão para a música "Among two storms" e esta versão tocou por diversos meses seguidos em muitas rádios-rock do Brasil. O CD chegou a ser distribuído também pela gravadora Century Media da Europa.
Devido as mudanças na formação, dificuldade de encontrar músicos dedicados, o não lançamento do CD devido ao fechamento da gravadora Moonshadow, Dewindson resolveu deixar a banda inativa entre os anos de 2003 a 2005 quando se mudou para a cidade de Fortaleza e se envolveu em outros projetos musicais como baixista da banda THIPHARETH (no qual conheceu Camilla, fundadora da banda THIPHARETH) e também integrou temporariamente a banda PANTACULO MÍSTICO como vocalista.
Em 2006 Camilla se junta a Dewindson para reativar a RAVENLAND, recrutaram uma nova line-up tendo Albanes Oliver como guitarrista e João Cruz como baixista e assim reativam a banda com nova formação, após esse hiato de 3 anos voltam então a fazer shows e gravar um novo EP. Lançaram então de forma independente o single "Black EP"(2006) que teve a música "Velvet Dreams" tocada em rádios do Japão e Portugal, obtendo mais uma vez ótimas críticas da mídia impressa especializada em metal como as revistas Roadie Crew e Rock Hard Valhalla.
Em 2007 após dezenas de shows, a banda foi indicada ao Grammy Morcego de Ouro concorrendo com bandas do Brasil inteiro da cena Dark e vencem como a banda mais votada pelo público e pela produtora de eventos GothzNewz levando assim o trófeu e título de "Melhor Banda 2007"
Logo assinaram com o selo Armadillo Records para o lançamento do EP "Back"(2007) e distribuição no Brasil e Europa, qual também obteve enorme sucesso no Mypace sendo elogiado por fãs do mundo inteiro e a faixa Soulmoon chegou a tocar em rádios da Europa , EUA, além da América do Sul e Japão, onde a mesma foi incluída no CD coletânea do programa Transarock da rádio Transamix do Japão (2008) e inserida na programação diária da rádio nipônica.
A RAVENLAND ganhou mais espaço na mídia e passou a se apresentor em vários programas de TV, rádio e

 TV Web, tanto com entrevistas como tocando ao vivo, dentre tantos se apresentaram no progama Playzone da Play TV, On Stage da TV Guarulhos, Urbano da TV Multishow, Edgar no Ar da TV Multishow, Metalsplash da All TV, Perdidos na Net da Just TV , Stay Heavy da Rede NGT de TV, TVS, MTV Brasil e outros.
Ainda em 2008 a RAVENLAND foi incluída no cast de artístas endorsados pela maior grife de Rock Wear do Brasil LADY SNAKE que veste artistas de rock/metal como HANGAR, TORTURE SQUAD, SHADOWSIDE, KORZUS, GENOCIDIO... Diante de todo o trabalho que a RAVENLAND tem desenvolvido, a mesma foi indicada pelo mais respeitado e acessado site Brasileiro de rock e metal, o WHIPLASH, como "Banda Revelação 2008".
Em 2009 a RAVENLAND assinou com o selo FREEMIND Recods (CREMATORY, SOLITUDE AETERNUS, NOVEMBERS DOOM, APOCALIPSE...) para o lançamento do seu novo álbum intitulado "...and a crow brings me back" (2009). Finalizado na Alemanha com um dos maiores produtores do metal gótico europeu, Waldemar Sorychta (o mesmo produtor do MOONSPELL, LACUNA COIL, SAMAEL, THERION, TIAMAT, THE GATHERING, FLOWING TEARS...). O CD teve como baterista Ricardo Confessori (SHAMAN/ANGRA/ex-KORZUS) e contou com a participação especial do guitarrista norueguês Tommy Lindall compositor e fundador da banda norueguesa THEATRE OF TRAGEDY em duas faixas escolhidas por ele mesmo.
Logo após a gravação do álbum, a RAVENLAND passou a ter um baterista fixo, Fernando Tropesso, ou simplesmente "Tropz", velho amigo do Dewindson aceita o convite e assume o posto de baterista da RAVENLAND.
A belíssima capa e logo da RAVENLAND foram desenvolvidos por um dos melhores designers da atualidade, o Gustavo Sazes, que assinou capas e trabalhos para grandes nomes da cena mundial como KAMELOT, MANOWAR, KRISIUN, DR.SIN, ARCH ENEMY, GOD FORBIDEN, LACRIMAS PROFUNDERE, ANGRA...
O primeiro vídeo clipe oficial da banda foi para a música "End of Light", gravado em um pequeno castelo de arquitetura francesa do século 18 e que foi cenário de um crime não desvendado pela polícia e é dito como assombrado. O vídeo obteve enorme sucesso sendo exibido diversas vezes em programas de TV como o Stay Heavy da rede de TV NGT, TV Rock canal 48 e Metalsplash da All TV, TV Cultura e vitoriosamente o vídeo clipe chegou a ser incluído na programação da MTV Brasileira.
O CD "...and a crow brings me back" além de contar com a distribuição da gravadora FREEMIND Records no Brasil, Estados Unidos, Espanha e Alemanha, a banda assinou em 2010 com o selo inglês RAVENHEART/PLASTIC HEAD e passou a contar com a distribuição do selo todo o Reino Unido, Irlanda e Europa continental.
O álbum foi bastante elogiado pelas principais revistas impressas de Rock/Metal do país como a ROADIE CREW, ROCK BRIGADE e COMANDO ROCK recebendo nota 8 de 10 em todas as resenhas feitas por críticos das revistas, gerando entrevistas com até 4 páginas dedicadas a banda, inclusive sendo eleita por leitores da revista ROADIE CREW como "Banda revelação 2009" e como "Melhor capa de disco 2009" além de websites como o maior do Brasil especializado em rock e metal WHIPLASH.
Aproveitando o sucesso do disco, a tour do álbum foi estendida entre 2009 e 2010, realizando diversos shows em vários estados do Brasil e em festivais de renome como o ROÇA´N´ROLL de Minas Gerais e outros, inclusive como headliner em muitos destes festivais. A RAVENLAND chegou a dividir o palco com grandes nomes internacionais como VAN CANTO, MOONSPELL, TIAMAT, Anneke (ex-THE GATHERING/AGUA DE ANIQUE), Danny Cavanagh (ANATHEMA), THEATRE OF TRAGEDY, HEVORAH e NIGHTWISH.
Após 4 anos, Camilla deixa a banda em Janeiro de 2011 e a RAVENLAND segue com a mesma formação;

Dewindson Wolfheart (vocais), Banes Oliver (Guitarras), João Cruz (Baixo/Teclados/Backing vocals) e Fernando Tropz (Drums).
Aproveitando o intervalo entre as gravações do novo e terceiro álbum, a banda lança através de sua gravadora inglesa RAVENHEART Music o EP "Memories" na Europa. Contendo 3 músicas e uma bônus track sendo essa uma cover para "Fire in the Sky" do Ozzy Osbourne, música do clássico álbum dos anos 80 "No rest for the Wiked". Neste EP, a RAVENLAND contou com a participação da Tatiana Berke nos backing vocals femininos tanto para gravação quanto para o show "THE BIG 4" reunindo a RAVENLAND, ANCESTRAL, COMMAND 6 e CARRO BOMBA.
Em Julho/Agosto de 2011, a RAVENLAND é a primeira banda de Gothic Metal Rock do Brasil a ser capa e Pôster de uma revista brasileira especializada em rock/metal, no caso a Revista 77 qual já teve como capa bandas do mainstream como SEPULTURA, VANILLA NINJA, NX ZERO e MARYMOON VJ da MTV.
Em Setembro de 2011, após algumas apresentações ao vivo em programas de Rádio e TV Web, como na Rádio UOL e na maior feira de música da América Latina - EXPOMUSIC - contando com a excelente participação especial da cantora profissional Juliana Rossi (ex-HEVORAH/Musical da Broadway EVITA) a banda RAVENLAND oficializa então em sua formação a cantora para dividir os vocais com Dewindson Wolfheart. Sua estreia oficial foi em um show especial da RAVENLAND junto com a banda norueguesa SIRENIA.
Em 2012 a banda RAVENLAND tocou junto com a banda suéca PAIN, de PETER TÄGTGREN (HYPOCRISY) e a italiana THEATRES DES VAMPIRES. Atualmente está lançando o seu novo EP com os vocais da nova vocalista Juliana Rossi, "NEVERMORE", trabalhando em seu novo clipe para a música "Sad Afternoon" e em seu novo e terceiro álbum ainda sem título, o sucessor de "...and a crow brings me back".


INTEGRANTES
Juliana Rossi - Vocal
Dewindson Wolfheart - Vocal
Banes Oliver - Guitarra
João Cruz - Baixo e Teclado
Fernando Tropz Dainese - Bateria


LINKS
http://www.ravenland.net
Memories: http://www.youtube.com/watch?v=jETtwUp4O4w
Memories acoustic: http://www.youtube.com/watch?v=DczSO1Gek4k
Regret: http://www.youtube.com/watch?v=-9exWfOrfEg
Velvet Dreams: http://www.youtube.com/watch?v=naVcg5ZM3uA
Memories live: http://www.youtube.com/watch?v=t_GPNOFPIG4
End Of Light live: http://www.youtube.com/watch?v=-G0xM1BDvAE
End Of Light Official Video: http://www.youtube.com/watch?v=qcx1BYpj7tg


CONTATO
Press@ravenland.net
Ravenland-shows@hotmail..com
Tel: 55 11 8496-0894

Nenhum comentário:

Postar um comentário