Entrevista - Nervochaos

O Anti-Heroi Recordz entrevistou o baterista da banda Nervochaos, Edu Lane, onde ele fala um pouco sobre a fase atual da banda, tour europeia e futuro do Nervochaos.
Confiram abaixo a entrevista com essa grande figura da Cena Nacional.




Anti-Heroi:  O NervoChaos é uma das bandas mais ativas do cenário Underground tendo vários lançamentos desde sua formação em 1996 e sempre excursionando muito para divulgar seus discos tanto dentro como fora do Brasil. Gostaria de saber qual a evolução que você vê na banda desde o lançamento da primeira demo-tape auto intitulada “NervoChaos” até o ultimo lançamento, “To the Death”.
Edu: É verdade, nós acreditamos que uma banda se faz ao vivo e por isso estamos sempre excursionando bastante para promover os nossos lançamentos e o nosso trabalho como um todo. A banda vem evoluindo musicalmente desde o início. Quando começamos a proposta musical era mais voltada para o Thrash Metal/Crossover, e com o tempo e as mudanças de formação, fomos evoluindo naturalmente em busca da nossa sonoridade própria. Atualmente a banda é mais calcada no Death Metal tradicional, mas nós nunca nos prendemos a rótulos pré-estipulados e sempre fomos livres para navegar pelas diversas vertentes da música extrema. Na minha opinião, hoje a banda vive a sua melhor fase, com uma formação estável e entrosada e com mais maturidade nas composições e na musicalidade, já chegando bem próximo da nossa sonoridade própria que tanto buscamos.

Anti-Heroi: Vocês estão na estrada a bastante tempo, e você além de músico também é produtor de eventos voltado principalmente ao cenário extremo, gostaria que você comparasse a cena underground de quando começaram em 1996 com a cena atual e se você acha que nossa cena poderá ter um futuro promissor ou decadente.
Edu: Existem muitas diferenças na cena se fizermos um comparativo desde 96. Acho que a maior delas é a internet e a globalização. Não sei se o futuro é promissor ou decadente, mas sei que só os 'originais' vão permanecer, pois os 'clones' tem vida curta. A economia do nosso pais também evoluiu bastante e isso ajuda muito o crescimento da cena. Infelizmente o crescimento não significa qualidade, pois vejo muita quantidade e pouca qualidade. Atualmente o Brasil faz parte da rota de turnês e todas as bandas tem nos visitado em suas excursões, que por um lado é ótimo, mas por outro faz com que os fãs comecem a ter que escolher qual show ir pelo limitado poder aquisitivo que a economia impõe. Eu sei que as dificuldades sempre vão existir de uma forma ou de outra e por isso que só prevalecera aquelas bandas, produtores, gravadoras,...., que realmente tem amor ao que fazem e buscam originalidade e qualidade acima de tudo. Antigamente era praticamente impossível se fazer uma turnê pelo Brasil, algo que hoje já é viável e acontece com frequência.

Anti-Heroi: Vocês lançaram recentemente o álbum “To the Death” que é considerado o álbum mais ambicioso da banda até o momento tendo convidados de peso na cena internacional, a produção de Alex Azzali que já trabalhou com bandas como: Behemoth, Dismember, Grave, Rotting Christ, Cro Mags, Marduk, Hate, Vader, entre outras e a capa feita pelo lendário Joe Petagno, que já fez artes pra bandas como Motörhead, Pink Floyd, Led Zeppelin, Nazareth, Marduk, Krisiun, entre outros. Nos fale mais sobre o que você espera desse disco e como foi trabalhar com tanta gente de renome internacional .
Edu: 'To The Death' é o nosso 5o álbum de estúdio e 6o da carreira da banda. Acredito que conseguimos atingir uma maturidade como banda nesse álbum e chegamos já bem próximos da nossa sonoridade própria, que é algo muito importante para nós. É um disco com 13 músicas inéditas e diria que o mais elaborado de nossa carreira, isto porque, há músicas brutais bem calcadas no Death Metal tradicional, mas há também músicas mais cadenciadas e pesadas flertando com o Thrash Metal. A temática continua a mesma que sempre abordamos, ou seja, temas de ocultismo e satanismo se fazem presentes, assim como temas do cotidiano, da dura realidade do dia a dia e ainda adicionamos temas voltados a guerra. Nesse CD temos a participação especial de guitarristas como o Jão (Ratos de Porão), Zhema (Vulcano), Antônio (Korzus), Cherry (Hellsakura) e Ralph Santola (Deicide/ex-Obituary/ex-Death). É também o nosso primeiro CD pela Cogumelo e o primeiro trabalho que será lançado em formato de vinil também. Além disso, primeira prensagem do CD traz um adesivo especial e um patch. Conseguimos trabalhar com Joe Petagno que foi a realização de um sonho para nós. É difícil para nós dizermos sobre esse trabalho, pois soara clichê, mas certamente é o nosso melhor álbum até o momento. Agora estamos curiosos para saber a receptividade que ele terá perante ao público e a crítica especializada.

Anti-Heroi: Falando desse disco uma coisa que as pessoas sempre tem curiosidade é saber como funciona o processo de composição das bandas e é interessante ver como cada banda tem uma peculiaridade na hora de compor, como funciona o processo de composição do NervoChaos? Quem é o cabeça por trás das letras e das músicas?
Edu: É bem simples, todos na banda trazem as suas ideias para os ensaios e nós vamos experimentando e lapidando cada ideia até termos o 'esqueleto' da música. Uma vez feito isso, começamos a trabalhar em cima de cada música, fazendo um ajuste fino e deixando da forma que mais nos agrada. Logo depois nós começamos a trabalhar na letra e linha de voz. Funciona quase como um quebra-cabeça. Todos na banda colaboram para composição das músicas, mas as letras sempre acabam sendo feitas por mim e pelo Guiller. 

Anti-Heroi: Recentemente vocês anunciaram mais um turnê pelo velho mundo, que acontecerá em outubro, isso prova o quanto vocês permanecem ativos na cena. Fale mais sobre a próxima turnê, o que espera dela em relação as turnês anteriores.
Edu: É verdade, estamos indo novamente para Europa em Outubro, para mais uma turnê por lá. Será muito interessante para nós, pois esta será a terceira vez que pisamos no velho mundo e acredito que estamos conseguindo estabelecer uma base sólida de fãs por lá. A primeira turnê que fizemos foi em 2008, e foi excelente mas bem underground, pois ninguém por lá nos conhecia. Já a segunda turnê, em 2011, foi muito melhor pois fizemos mais shows, atingimos mais países, houve uma melhor estrutura e tivemos a oportunidade de ser suporte direto do RAGNAROK, atingindo assim um novo público e fidelizando antigos fãs da banda. Nesta terceira turnê, acredito que conseguiremos dar mais um passo a frente na carreira da banda. Como disse anteriormente, nós acreditamos que uma banda se faz ao vivo e vamos fazer na Europa e no resto do mundo como fazemos no Brasil, ou seja, vamos excursionar ao máximo para difundir e divulgar o nosso trabalho.

Anti-Heroi: Falando em tour europeia do NervoChaos, impossível não te perguntar sobre o “Live Rituals”, gravado na turnê de divulgação do álbum “Battalions Of Hate". Como foi a experiência de gravar um disco ao vivo? E o resultado foi o esperado? E tem planos para mais um disco ao vivo, quem sabe um DVD?
Edu: Durante a nossa turnê europeia de 2011 junto com o RAGNAROK, o nosso técnico de som gravou dois shows completos, um na Alemanha e outro na Itália. Nós sempre tivemos vontade de lançar um disco ao vivo e de dar mais frequência de lançamentos para a banda, então vimos ai uma oportunidade de fazer isso. Escolhemos as faixas que ficaram melhores e acabamos chegando a 8 faixas ao vivo. É claro que gostaríamos de ter lançado um ao vivo completo, cobrindo toda a discografia da banda, mas conseguimos somente 8 faixas ao vivo e por isso resolvemos incluir mais duas faixas 'raras' no mesmo lançamento. Incluimos então o cover que fizemos para o BRUTAL TRUTH (que foi lançado no tributo a banda em 2000) e também a música que fizemos para o projeto HAMLET (lançado em 2000) para os fãs da banda poderem ter essas faixas num lançamento só nosso. Atualmente estamos trabalhando para o nosso primeiro DVD que pretendemos lançar em 2013 e aí sim vamos ter um ao vivo cobrindo toda discografia da banda e também um documentário sobre a história do NERVOCHAOS.


Anti-Heroi: Edu gostaria que você contasse quais são os planos do NervoChaos após a Tour Europeia e quais os planos para 2013.
Edu: Iniciamos em 2012 a nossa nova turnê intitulada 'To The Death Tour' e já passamos por grande parte do Brasil e da América do Sul. Vamos para Europa em Outubro e logo depois iremos fazer a nossa primeira turnê pelo México e também pela Colômbia. Houve um atraso no lançamento do CD o que nos fará voltar para cidades que já passamos no início deste ano e é bem provável que isso aconteça em 2013. Também estamos trabalhando para realizar a nossa primeira turnê pelos EUA/Canadá e queremos muito voltar para mais uma turnê na Ásia. Como mencionei anteriormente, nós optamos por ter mais frequência de lançamentos e para 2013 queremos lançar o nosso primeiro DVD e também relançar o 1o CD 'Pay Back Time' e o 2o CD 'Legion of Spirits Infernal' que estão fora de catalogo faz algum tempo.

Anti-Heroi: Edu pra encerrar gostaria de agradecer mais uma vez pela entrevista, desejar todo sucesso possível pra próxima tour europeia de vocês, assim como pras demais turnês e agora o espaço é seu pra mandar o recado e dizer que quiser pra galera que está lendo.
Edu: Primeiramente, muito obrigado pela excelente entrevista e pelo espaço cedido e o apoio ao NERVOCHAOS. Para quem quiser saber mais sobre a banda, acompanhar as novidades, merchandise e datas da turnê, acessem www.nervochaos.com.br
Vejo vocês na estrada. To The Death!   

2 comentários:

  1. O NERVOCHAOS é uma das melhores bandas nacionais de Metal Extremo de todos os tempos! Vida longa! \m/

    ResponderExcluir